terça-feira, 4 de março de 2008

Prova de Antropologia Cultural 2

Construa um texto onde seja possível entender a importância da antropologia e suas categorias de análise no entendimento das diferenças que existem no seio das sociedades complexas.

Há uma série de fenômenos que ocorrem continuamente no interior de uma sociedade complexa, tais como: relações conturbadas entre gêneros, domínio de um determinado grupo sobre o outro, preconceito, violência, corrupção, dentre outros. Que, acontecem justamente pela existência de uma multiplicidade de grupos ou sociedades pequenas que se relacionam entre si.

Para explicarmos, delimitarmos ou, no mínimo, tentarmos achar respostas a àqueles fenômenos, é preciso estabelecer metodologias que alcancem, satisfatoriamente, todo o mundo cultural, social e psicológico daquele grupo “x” que possuem integrantes que, podem ou não, pertencer, ao mesmo tempo, aos grupos “x”, “y”, “z”... . Estas metodologias são definidas como categorias de análise.

A antropologia tem sua importância na investigação minuciosa da origem, como acontece, qual a relevância e qual a conseqüência dos diversos casos acarretados pela grande alteridade ocorrente no interior das sociedades. E, principalmente, nas sociedades complexas atuais, onde os métodos clássicos de estudos devem ser adaptados (não abandonados em sua essência) para continuar a prover o homem de conhecimento de si mesmo e de toda a diversidade cultural e social vivente.

Nenhum comentário: